Logon

APAE DE SÃO PAULO e Unisert promovem pelo terceiro ano consecutivo campanha Junho Lilás

 
 
Ideia é conscientizar a população sobre a importância do Teste do Pezinho
e a necessidade de se ampliar a cobertura dos exames
 

A APAE DE SÃO PAULO e a União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert) comemoram, em 6 de junho, o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Para isso, lançarão a terceira edição da campanha Junho Lilás, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se realizar a triagem neonatal após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida do bebê, além de enfatizar a necessidade de se ampliar o número de exames cobertos. O conceito da campanha foi desenvolvido, voluntariamente, pela Agência Plug.

 

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) cobre a realização de exames para se detectar até seis doenças no Teste do Pezinho (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita), mas o laboratório da APAE DE SÃO PAULO, referência em todo o País, oferece testes mais ampliados, em que é possível se detectar até 50 doenças graves, incluindo falhas imunológicas que podem levar a óbito caso não sejam tratadas precocemente.

 

APAE DE SÃO PAULO é referência no Teste do Pezinho

Pioneira na realização do exame no País, a APAE DE SÃO PAULO implantou o Teste do Pezinho no Brasil em 1976 e, desde 2001, é um Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) credenciado pelo Ministério da Saúde. Atualmente, a Organização é responsável pela realização do teste de 80% dos bebês nascidos na capital paulista e 67% dos recém-nascidos do Estado de São Paulo triadas no Brasil por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e de maternidades e hospitais privados.

 

O Laboratório da APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em número de exames realizados e desde a sua implantação triou mais de 16 milhões de crianças brasileiras. Somente em 2018, foram realizados mais de 2,6 milhões de exames. A Organização também tem um sistema de Busca Ativa, que realiza a convocação imediata de todos os recém-nascidos que apresentam alteração no Teste do Pezinho. Caso seja solicitada a recoleta, é fundamental fazê-la imediatamente. A APAE DE SÃO PAULO possui ainda Ambulatório de Triagem Neonatal com equipe interdisciplinar para orientação e tratamento dos casos confirmados. Para saber mais informações, acesse: http://www.apaesp.org.br/testedopezinho


 Teste do Pezinho em números (fonte: Relatório de Atividades APAE DE SÃO PAULO 2018)​

​Bebês triados em 2018 pela Organização​​​399.046​​
​Exames realizados em 2018 pela Organização​2.657.946
​Impacto do número de casos positivos de doença em 2018​721
​% de satisfação dos clientes com a prestação de serviço (referência Pesquisa de Satisfação Qualidade Norma ISO 9001)​99%

 
 

 

Rua Loefgren, 2109
Vila Clementino
São Paulo, SP - Brasil
CEP 04040-033

+55 11 5080 7000

Feito com pela Mult-Connect